menu

MATRIZ DA AGNUS

Av. Juscelino Kubitscheck, 3112 - Centro Londrina - PR

FILIAL CAMBÉ

Av. Gabriel Freceiro de Miranda, 618 - Jardim Santo Amaro - Cambé- PR

FILIAL IBIPORÃ

Av. Santos Dumont, 515 sala 8 - Centro Ibiporã - PR

Autismo Infantil: O que é, causas, diagnóstico, sintomas e tratamento.

Autismo Infantil: O que é, causas, diagnóstico, sintomas e tratamento.

Agnus   por Agnus
Autismo Infantil: O que é, causas, diagnóstico, sintomas e tratamento.

Quando uma nova vida integra o ambiente familiar, traz muitas alegrias, aprendizados, desejos, esperanças e pontos de atenção. A todo o momento, os pais observam as evoluções, o crescimento e o desenvolvimento daquele pequeno ser.

Também é uma grande oportunidade para observar se há algo diferente com a criança ou se ela apresenta algum tipo de desordem no desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Para entender melhor esse assunto, confira neste artigo o que é o autismo infantil, quais as principais causas e sintomas, como é feito o diagnóstico, as formas de tratamento e os direitos conquistados pelos autistas.
 

O que é o autismo infantil?

O Transtorno do Espectro Autista – TEA é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por uma redução ou incapacidade de comunicação, comportamentos repetitivos e dificuldade de socialização. Por isso, é natural que os autistas apresentem restrições na fala e na autoexpressão, falta de imaginação e empatia, dificuldade em olhar nos olhos e sorrir.

O autismo infantil é um dos transtornos englobados dentro do que o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 classifica como TEA. Dentro dessa classificação, o autismo passa a ser denominado como espectro para deixar claro que não existe uma doença, mas sim um espectro de manifestações possíveis e variáveis, e que cada criança pode ser afetada de uma forma diferente.
 

Dados sobre a incidência do autismo

No Brasil, estima-se que existam aproximadamente 2 milhões de pessoas dentro do espectro autista. Destes, de 400 a 600 mil possuem menos de 20 anos e de 120 a 200 mil menos de 5 anos. 

No cenário mundial, a Organização das Nações Unidas – ONU estima cerca de 70 milhões de autistas, sendo que entre as crianças os casos de autismo são maiores do que a soma dos casos de câncer, diabetes e AIDS.

Já nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças – CDC lançou um documento, em março de 2020, afirmando que 1 em cada 54 pessoas possui TEA e que o número de meninos é 4 vezes maior do que o de meninas.

Números como esses mostram que a incidência do autismo é significativa. Por isso, cada vez mais estudos, formas de diagnóstico e tratamentos são apresentadas como alternativas para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dessa população.
 

Quais as causas do autismo infantil?

Embora as causas do autismo infantil não sejam conhecidas em sua totalidade, pesquisas apontam para questões genéticas e ambientais. Podem acontecer mutações genéticas espontâneas durante o desenvolvimento do feto ou a hereditariedade passada dos pais para os filhos. 

Por outro lado, as crianças são seres sensíveis. Considerando que o processo de desenvolvimento dura muitos anos (do nascimento até a adolescência), elas estão mais sujeitas às influências ambientais danosas, como a toxicidade ambiental e hábitos da vida moderna.

Ainda durante a gestação, muitas crianças são expostas a uma alimentação rica em agrotóxicos e com poucos nutrientes. Daí a importância da suplementação na gravidez, além de uma estratégia nutricional adequada para reduzir esses riscos.

Sem contar os fatores relacionados às mudanças culturais, como obesidade na gestação, sedentarismo, ter filhos cada vez mais tarde e uso abusivo de antibióticos no primeiro ano de vida.
 

Como saber se o seu filho tem autismo?

A principal forma de identificar o autismo é por meio da observação. Os sinais podem aparecer logo nos primeiros meses de vida e estão associados a um atraso no que seria um desenvolvimento normal esperado.

Para entender melhor, confira quais são os principais marcos do desenvolvimento infantil normal, de forma resumida.
 

Marcos do desenvolvimento infantil

  • 1 a 3 meses: percebe melhor o rosto humano, sorri, segue objetos com o olhar, reage a estímulos sonoros, fica de bruços, abre a mão e emite algum som.
  • 4 a 6 meses: agarra objetos com a mão, busca estímulos sonoros e vira o rosto em direção, rola no leito.
  • 6 a 9 meses: senta, engatinha, reage a pessoas estranhas, balbucia algo, brinca de “esconde-achou”, pinça polegar (dedo rudimentar).
  • 12 meses: dá os primeiros passinhos, bate palmas, segura a mamadeira, acena, fala as primeiras sílabas, segura a mamadeira, pinça completa.
  • 18 meses: anda, fala as primeiras palavras, rabisca, compreende ordens, dá nome aos objetos e usa talheres.
  • 2 a 3 anos: fala o próprio nome, forma frases simples, corre, tira peças de roupa, brinca e interage com outras crianças.
 

Como confirmar o diagnóstico?

Não existe um exame laboratorial ou de imagem capaz de diagnosticar o autismo infantil. Desse modo, o diagnóstico é clínico e pode ser feito por um profissional especializado, como um neuropediatra ou psiquiatra infantil, ou mesmo uma equipe multiprofissional.

O diagnóstico é feito por meio da avaliação da criança, por volta dos 18 meses de idade, em que é realizada uma avaliação comportamental, entrevista com os pais e testes padronizados, como o M-CHAT.

O autismo não tem uma “cara” ou condição física que facilite sua identificação. Por isso, no início, quando os sinais são muito sutis, o TEA também pode ser confundido com outros comportamentos como timidez, excentricidade ou uma simples falta de atenção.
 

Quais os sintomas do autismo infantil?

Os principais sintomas considerados no diagnóstico são:

  • dificuldades na comunicação e interação social persistentes e em diferentes contextos;
  • padrões de comportamento restritos e repetitivos, interesses ou atividades que prejudiquem o convívio social.

O que diferencia as pessoas dentro do espectro autista é a intensidade dos sintomas. No autismo leve ou de alta funcionalidade as limitações são pequenas, o que não limita a criança de ir para a escola, trabalhar quando adulta e mesmo fazer amigos.

Por outro lado, quando o autismo é severo, outras habilidades podem ser prejudicadas e a criança pode necessitar de auxílio até mesmo para realizar tarefas simples, como se vestir e tomar banho.

Entenda melhor os principais sintomas do TEA nos próximos tópicos.
 

Dificuldades de interação e comunicação

  • Não busca o olhar da mãe durante a amamentação;
  • Demonstra indiferença entre o colo dos pais ou de qualquer outra pessoa;
  • Não atende ao ser chamada pelo nome;
  • Não responde a brincadeiras dos pais ou outras crianças;
  • Não aponta para o que deseja, mas sim conduz as mãos de outra pessoa para fazer isso ou pegar um objeto;
  • Não entende brincadeiras de faz de conta;
  • Atraso para falar;
  • Reações exageradas a estímulos como luz, som e texturas.

Padrões de comportamento restritivos e repetitivos

  • Atraso para engatinhar e andar;
  • Caminha na ponta dos pés;
  • Apego exagerado a determinados objetos;
  • Não gosta de sair da rotina;
  • Apresenta estereotipias, como: balançar o corpo para frente e para trás, balançar as mãos, bater os pés no chão ou em algum objeto próximo, girar objetos ou girar em volta do próprio corpo, estalar os dedos, roer as unhas sem parar, entre outros. 
 

O que é autismo infantil leve?

Assim como qualquer pessoa, cada autista tem suas características próprias. No caso do autismo leve ou de alta funcionalidade, o diagnóstico pode demorar um pouco mais para ser feito, pois os sinais são mais sutis.

A criança irá apresentar as mesmas características e sintomas já descritos anteriormente, mas de uma forma mais branda.

No entanto, com o tratamento adequado e a estimulação precoce, ela deverá ter um bom desenvolvimento e viver de forma independente.

 

Diferença entre autismo e déficit de atenção

Embora as duas condições afetem o desenvolvimento neurológico da criança e alguns comportamentos sejam semelhantes, há diferenças entre o TEA e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH

O autismo é caracterizado principalmente pela dificuldade de interagir socialmente e se comunicar, além de apresentar comportamentos repetitivos e interesses restritos (foco exagerado em algo).

Já a pessoa com TDAH não tem foco. Os principais sintomas são falta de atenção, desorganização, hiperatividade e impulsividade. Alguns autistas podem ter déficit de atenção associado, mas o contrário não acontece.

Importante destacar que a avaliação médica é imprescindível para confirmar ambos os diagnósticos.

 

Como tratar?

Ainda não existe um remédio específico para o tratamento do autismo. O diagnóstico precoce, o atendimento médico multidisciplinar e as terapias comportamentais costumam ser a melhor combinação para aumentar a qualidade de vida e o nível de independência dos autistas.

A equipe de profissionais geralmente é composta por pediatra, psiquiatra, médico neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo. O tratamento também associa diferentes terapias com o objetivo de testar e desenvolver habilidades sociais e motoras, comunicação e organização.

Além disso, estudos apontam para o uso de suplementação de vitamina D e o ácido graxo ômega-3, assim como outros remédios, para tratar de sintomas ou doenças associadas, como insônia, hiperatividade, depressão, falta de atenção, entre outras.

 

Importância do tratamento precoce

Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores os resultados do tratamento. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pela Academia Americana de Pediatria, após 12 anos de pesquisa e atividade clínica.

A confirmação do diagnóstico faz com que as famílias tenham acesso a benefícios sociais e iniciem as terapias precocemente. Ao aproveitar as janelas de oportunidades, os estímulos nos momentos certos garantem melhores resultados para a criança.

 

O que posso fazer pelo meu filho autista?

Buscar conhecimento, profissionais para o diagnóstico correto, tratar de forma precoce, não desanimar e amar seu pequeno incondicionalmente. Além do autista, os pais também precisam de suporte físico e emocional para compreender o que está acontecendo e contribuir no tratamento e desenvolvimento da criança.

Outras formas de ajudar seu filho é o cuidado com a alimentação, uso de suplementos e vitaminas para o bom funcionamento do cérebro, a prática de exercícios físicos e brincadeiras estimulantes e a redução na carga de toxicidade ambiental (brinquedos com chumbo, panelas de alumínio, tintas artificiais, entre outros).

 

Direitos dos autistas

Os papais e familiares também devem estar cientes, defender e garantir os direitos da pessoa com TEA. Assim como qualquer outro cidadão, os autistas têm seus direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e em leis específicas para pessoas com deficiência (7.853/898.742/938.899/9410.048/2000 e 10.098/2000).

Além disso, em dezembro de 2012, foi sancionada a Lei nº 12.764/2012, que estabelece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e garante o direito ao tratamento por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.

Crianças e idosos autistas também possuem os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) e Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), respectivamente.

Todos esses direitos devem ser conhecidos e utilizados pelos autistas e seus familiares, como forma de fortalecer o caminho de conscientização do autismo, além de contribuir para uma sociedade mais sensível e acolhedora.

Quer saber mais sobre a saúde dos pequenos e os cuidados durante a gestação? Siga o Be Generous no Instagram e entenda porque uma gravidez bem nutrida é essencial para o desenvolvimento e a vida do seu bebê.

 

Fonte: https://begenerous.com.br/blog/autismo-infantil-causas-diagnostico-e-tratamento/

Voltar
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.

Política de Cookies

SEÇÃO 1 - INFORMAÇÕES GERAIS

A presente Política de Privacidade contém informações sobre coleta, uso, armazenamento, tratamento e proteção dos dados pessoais dos usuários e visitantes do site www.destrodistribuidor.com, com a finalidade de demonstrar absoluta transparência quanto ao assunto e esclarecer a todos interessados sobre os tipos de dados que são coletados, os motivos da coleta e a forma como os usuários podem gerenciar ou excluir as suas informações pessoais.

Esta Política de Privacidade aplica-se a todos os usuários e visitantes do site www.destrodistribuidor.com e integra os Termos e Condições Gerais de Uso do site www.destrodistribuidor.com, devidamente inscrita no CNPJ sob o nº 80.334.709-0001/62, situado em  Rua Celso Esperança, 223 - Parque São Paulo em Cascavel/PR, doravante nominada Destro Distribuidor.

O presente documento foi elaborado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/18), o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) (e o Regulamento da UE n. 2016/6790). Ainda, o documento poderá ser atualizado em decorrência de eventual atualização normativa, razão pela qual se convida o usuário a consultar periodicamente esta seção.


SEÇÃO 2 - COMO RECOLHEMOS OS DADOS PESSOAIS DO USUÁRIO E DO VISITANTE?

Os dados pessoais do usuário e visitante são recolhidos pela plataforma da seguinte forma:

  • Quando o usuário entra em contato conosco através do formulário da página www.destrodistribuidor.com: esses dados são os dados de identificação básicos, como e-mail, nome completo, cidade e Estado de residência e telefone. A partir deles, podemos identificar o usuário e o visitante, além de garantir uma maior segurança e bem-estar às suas necessidade. Ficam cientes os usuários e visitantes de que esses dados estarão acessíveis pelos responsáveis do Destro Distribuidor dentro da plataforma.

  • Quando um usuário e visitante acessa o site: as informações sobre interação e acesso são coletadas pela empresa através da ferramenta Google Analytics para garantir uma melhor experiência ao usuário e visitante. Estes dados podem tratar sobre as palavras-chaves utilizadas em uma busca, visualizações de páginas, a URL de onde o usuário e visitante provêm, o navegador que utilizam e seus IPs de acesso, dentre outras que poderão ser visualizadas de maneira geral, sem identificação individual, através da ferramenta Google Analytics.

     

SEÇÃO 3 - QUAIS DADOS PESSOAIS RECOLHEMOS SOBRE O USUÁRIO E VISITANTE?

Os dados pessoais do usuário e visitante recolhidos são os seguintes:

  • Dados para entrar em contato com a empresa via formulário: e-mail, nome completo, cidade e Estado de residência e telefone.

  • Dados para otimização da navegação: palavras-chaves utilizadas em uma busca, visualizações de páginas, a URL de onde o usuário e visitante provêm, o navegador que utilizam e seus IPs de acesso.

  • Newsletter: o nome e o e-mail cadastrado pelo visitante que optar por se inscrever na Newsletter será coletado e armazenado até que o usuário solicite o descadastro através de link de opt-out no rodapé do e-mail recebido.

  • Dados sensíveis: o site poderá ter acesso a dados sensíveis do usuário, como exemplo: origem étnica ou racial, opinião política, convicção religiosa, dados genéticos, dados relativos à saúde, orientação sexual; caso o usuário informe esses tipos de dados no campo “Mensagem”, ao preencher o formulário de contato na página www.destrodistribuidor.com/contato.

     

SEÇÃO 3 - PARA QUE FINALIDADES UTILIZAMOS OS DADOS PESSOAIS DO USUÁRIO E VISITANTE?

Os dados pessoais do usuário e do visitante coletados e armazenados pelo site www.destrodistribuidor.com tem por finalidade:

  • Bem-estar do usuário e visitante: aprimorar o produto e/ou serviço oferecido, facilitar, agilizar e cumprir os compromissos estabelecidos entre o usuário e a empresa, melhorar a experiência dos usuários e fornecer funcionalidades específicas a depender das características básicas do usuário.

  • Melhorias da plataforma: compreender como o usuário utiliza os serviços da plataforma, para ajudar no desenvolvimento de negócios e técnicas.

  • Anúncios: apresentar anúncios personalizados para o usuário com base nos dados fornecidos.

  • Comercial: os dados são usados para personalizar o conteúdo oferecido e gerar subsídio à plataforma para a melhora da qualidade no funcionamento dos serviços.

  • Previsão do perfil do usuário: tratamento automatizados de dados pessoais para avaliar o uso na plataforma.

  • Dados de cadastro: para permitir o acesso do usuário a determinados conteúdos da plataforma, exclusivo para usuários cadastrados

  • Dados de contrato: conferir às partes segurança jurídica e facilitar a conclusão do negócio.

O tratamento de dados pessoais para finalidades não previstas nesta Política de Privacidade somente ocorrerá mediante comunicação prévia ao usuário, de modo que os direitos e obrigações aqui previstos permanecem aplicáveis.


SEÇÃO 4 - POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS FICAM ARMAZENADOS?

Os dados pessoais do usuário e visitante são armazenados pela plataforma durante o período necessário para a prestação do serviço ou o cumprimento das finalidades previstas no presente documento, conforme o disposto no inciso I do artigo 15 da Lei 13.709/18.

Os dados podem ser removidos ou anonimizados a pedido do usuário, excetuando os casos em que a lei oferecer outro tratamento.

Ainda, os dados pessoais dos usuários apenas podem ser conservados após o término de seu tratamento nas seguintes hipóteses previstas no artigo 16 da referida lei:

I - cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
II - estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
III - transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos nesta Lei;
IV - uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.


SEÇÃO 5 - SEGURANÇA DOS DADOS PESSOAIS ARMAZENADOS

A plataforma se compromete a aplicar as medidas técnicas e organizativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão de tais dados.

A plataforma não se exime de responsabilidade por culpa exclusiva de terceiro, como em caso de ataque de hackers ou crackers, ou culpa exclusiva do usuário, como no caso em que ele mesmo transfere seus dados a terceiros. O site se compromete a comunicar o usuário em caso de alguma violação de segurança dos seus dados pessoais.

Os dados pessoais armazenados são tratados com confidencialidade, dentro dos limites legais. No entanto, podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.


SEÇÃO 6 - COMPARTILHAMENTO DOS DADOS

O compartilhamento de dados do usuário ocorre apenas com os dados referentes a publicações realizadas pelo próprio usuário, tais ações são compartilhadas publicamente com os outros usuários.

Os dados do perfil do usuário são compartilhados publicamente em sistemas de busca e dentro da plataforma, sendo permitido ao usuário modificar tal configuração para que seu perfil não apareça nos resultados de busca de tais ferramentas.


SEÇÃO 6 - OS DADOS PESSOAIS ARMAZENADOS SERÃO TRANSFERIDOS A TERCEIROS?

Os dados pessoais não são compartilhados com terceiros.


SEÇÃO 07 – COOKIES OU DADOS DE NAVEGAÇÃO

Os cookies referem-se a arquivos de texto enviados pela plataforma ao computador do usuário e visitante e que nele ficam armazenados, com informações relacionadas à navegação no site. Tais informações são relacionadas aos dados de acesso como local e horário de acesso e são armazenadas pelo navegador do usuário e visitante para que o servidor da plataforma possa lê-las posteriormente a fim de personalizar os serviços da plataforma.

O usuário e o visitante do site www.destrodistribuidor.com  manifesta conhecer e aceitar que pode ser utilizado um sistema de coleta de dados de navegação mediante à utilização de cookies.

O cookie persistente permanece no disco rígido do usuário e visitante depois que o navegador é fechado e será usado pelo navegador em visitas subsequentes ao site. Os cookies persistentes podem ser removidos seguindo as instruções do seu navegador. Já o cookie de sessão é temporário e desaparece depois que o navegador é fechado. É possível redefinir seu navegador da web para recusar todos os cookies, porém alguns recursos da plataforma podem não funcionar corretamente se a capacidade de aceitar cookies estiver desabilitada.


SEÇÃO 8 - CONSENTIMENTO
Ao utilizar os serviços e fornecer as informações pessoais na plataforma, o usuário está consentindo com a presente Política de Privacidade.

O usuário, ao cadastrar-se, manifesta conhecer e pode exercitar seus direitos de cancelar seu cadastro, acessar e atualizar seus dados pessoais e garante a veracidade das informações por ele disponibilizadas.

O usuário tem direito de retirar o seu consentimento a qualquer tempo, para tanto deve entrar em contato através do e-mail contato@destrodistribuidor.com ou por correio enviado ao seguinte endereço: Rua Celso Esperança, 223 - Parque São Paulo em Cascavel/PR.


SEÇÃO 9 - ALTERAÇÕES PARA ESSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Reservamos o direito de modificar essa Política de Privacidade a qualquer momento, então, é recomendável que o usuário e visitante revise-a com frequência.

As alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação na plataforma. Quando realizadas alterações os usuários serão notificados. Ao utilizar o serviço ou fornecer informações pessoais após eventuais modificações, o usuário e visitante demonstra sua concordância com as novas normas.

Diante da fusão ou venda da plataforma à outra empresa os dados dos usuários podem ser transferidas para os novos proprietários para que a permanência dos serviços oferecidos.


SEÇÃO 10 – JURISDIÇÃO PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
​​​​​​​

Para a solução de controvérsias decorrentes do presente instrumento será aplicado integralmente o Direito brasileiro.
Os eventuais litígios deverão ser apresentados no foro da comarca em que se encontra a sede da empresa.