Retomada: nasce Núcleo Sindi Parahyba Foto: Por Márcia Benevenuto
Retomada: nasce Núcleo Sindi Parahyba Foto: Por Márcia Benevenuto
Retomada: nasce Núcleo Sindi Parahyba Foto: Por Márcia Benevenuto

Retomada: nasce Núcleo Sindi Parahyba

Criadores da raça Sindi formam “Núcleo Parahyba”

Texto: Jocelio de Oliveira

Vinte e quatro criadores da raça Sindi na Paraíba foram os pioneiros na criação do mais novo núcleo da raça no Brasil. Eles se reuniram hoje (17) em João Pessoa, na sede da ABCSindi, durante a Expofeira Paraíba Agronegócios 2022 para formalizar o início das atividades do grupo.

O Núcleo Sindi Parahyba terá como presidente o senhor Paulo Roberto de Miranda Leite, que também é fundado e presidente de honra da ABCSindi e foi eleito por aclamação dos produtores presentes. Durante a reunião, ele destacou a importância de unir os pecuaristas em torno da raça para reposicionar o plantel num lugar de destaque no país.

“A ideia é somar pequenos, médios e grandes criadores para, novamente, fazer a Paraíba um centro do Sindi no Brasil. E nós temos tudo para isso, com criadores relevantes em nível nacional. O que precisamos agora é de união e vontade”, resumiu.

Entre as atribuições, o núcleo terá a função de fomentar o desenvolvimento dos rebanhos estaduais; divulgar o conhecimento técnico e prático sobre a raça; fomentar, divulgar, coordenar e executar provas zootécnicas; facilitar e orientar convênios; efetuar estudos, seminários, conferências, entre outras iniciativas.

O presidente da Faepa, Mário Borba, que também é criador do gado vermelho, também se comprometeu institucionalmente com o grupo. Ele destacou a importância desses fóruns, para o fortalecimento dos pecuaristas locais.

“A pecuária do Brasil está vindo para o Nordeste semiárido. A Paraíba tem uma posição privilegiada nesse contexto e precisa de produtores fortes e unidos para que a nossa atividade não seja tomada por pessoas de fora. O grão e proteína que o Brasil produzir terá mercado, então, precisamos nos organizar”, afirmou.

Também por aclamação, o criador Pedro Martins foi eleito para vice-presidência do Núcleo. O Núcleo irá funcionar na sede da ABCSindi em João Pessoa e tem o estado da Paraíba como foco e nível de alcance das suas ações.

Além dos pecuaristas paraibanos, também participaram da reunião o Secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, Joaquim Hugo, e do diretor da ABCZ, Manassés de Melo Rodrigues.

 

 

O que achou da matéria?

VOLTAR

O que achou da matéria?