notícias e artigos

22 de maio/2015

O segredo do sucesso em tempos mais desafiadores mora nos detalhes

Três dicas para focar em um dos mais importantes “ingredientes” de sucesso das organizações

Dizer que 2015 será um ano desafiador já não é novidade para ninguém. O que é realmente difícil é acertar todos os elementos que serão essenciais a todos nós, que vendemos nossos produtos, ideias, serviços e nós mesmos. No entanto, posso afirmar com muita certeza que um dos mais importantes “ingredientes” de sucesso das organizações e profissionais se chama “atenção aos detalhes”.

E daí você para e pergunta: “O que vem a ser exatamente esta atenção aos detalhes?’”. Para te ajudar nesta tarefa de prestar maior atenção a tudo que cerca o seu negócio, compartilho três dicas para você implementar a partir de hoje. É uma espécie de “política de atenção extrema” a todos os detalhes que, direta e indiretamente, impactam o sucesso e a sustentabilidade do seu negócio:

1) Cuide de todos os detalhes que cercam seu produto ou serviço. Faça com que, desde a concepção do produto ou solução que você vende, todos os esforços estejam altamente orientados ao cliente. Na prática, isso envolve uma reflexão bastante profunda sobre o quão verdadeiramente sua empresa e seus profissionais estão focados nas necessidades, expectativas, desejos e sonhos do cliente (em inglês chamamos isso de “customer centric“, que se traduz em empresas realmente voltadas ao cliente) ou focadas na sua empresa (“company centric“, equivalente a empresas mais preocupadas em satisfazer suas necessidades e gerar o maior lucro possível).

Tudo o que você e sua empresa fizerem precisa estar 100% conectado com os desejos, necessidades, expectativas e sonhos dos seus clientes. Embora isso pareça um tanto quanto lógico, são poucas as empresas que pensam e agem desta forma.

2) Obsessão pelos detalhes. Estabeleça, como parâmetros mínimos de produção, atendimento e encantamento de clientes, os melhores e mais reconhecidos padrões de qualidade do mercado. Se uma empresa que você já conhece lhe fornece experiências inesquecíveis e memoráveis, tome-a como base para criar um modelo de encantamento ainda mais incrível. Para que isso aconteça, preste atenção a todos (repito: todos!) os detalhes que envolvem seu negócio: pesquisa & desenvolvimento, produção, marketing, vendas, pós-vendas, financeiro, logística etc. Todos os detalhes, em toda a sua cadeia de negócio, são fundamentais para criar experiências sensacionais aos seus clientes.

3) Pesquise e entenda melhor os seus clientes o tempo todo. Faça de cada contato com seus clientes (atuais e futuros) uma nova oportunidade de absorver deles novas expectativas, desejos, sonhos e necessidades. E também para entender melhor as grandes experiências que eles tenham vivido com outras empresas, produtos e serviços, que sejam marcadas exatamente pelo alto nível de encantamento. Isso é algo umbilicalmente ligado à atenção máxima a todos os detalhes, que é tão característico das empresas com maior e mais elevado nível de satisfação e lealdade. Quanto maior for este entendimento, maiores serão as chances de você customizar e personalizar seus produtos e serviços às necessidades e sonhos dos clientes.

Não posso dizer que a implementação das ações acima se dá da noite para o dia. Trata-se de um processo árduo e gradativo, que inclui aspectos ainda maiores. Entre eles, a existência de um grande propósito da empresa, que seja vivido e percebido na prática por clientes, colaboradores, fornecedores e toda a cadeia de negócios que sua empresa estiver inserida, incluindo aí a própria sociedade.

No entanto, posso dizer desde já que, se você focar seus melhores esforços na construção deste modelo de excelência fortemente baseado na atenção aos detalhes, os resultados, no médio e longo prazo, serão incríveis. E, consequentemente, surgirá um negócio muito mais saudável, sustentável e o que é mais importante: querido e desejado pelo mercado.

Fonte: computerworld.com.br/

últimas notícias

15 de maro/2018

O que você precisa para declarar o IRPF?

A Declaração do Imposto de Renda é também uma declaração de investimentos realizados no ano e de despesas pagas, ou seja, tudo que foi adquirido co...

continue lendo
15 de dezembro/2017

Nova Obrigação da Receita Federal - DME

A Receita Federal publicou dia 21 de novembro de 2017 através da Instrução Normativa RFB nº 1.761/2017 - DOU 1 de 21.11.2017 a nova obrigação para ...

continue lendo