Português
14 DE NOVEMBRO DE 2007. POR RENATA THOMAZINI

Criadores do Pará discutem invasão de terras em reunião da ABCZ

Presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, reuniu-se em Redenção com criadores de várias cidades do estado do Pará na semana passada. Entre os municípios representados estavam São Félix do Xingu, Marabá, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Xinguara, Cumaru do Norte, Santa Maria das Barreiras e Pau D'Arco, além da capital. O objetivo do encontro foi viabilizar a maior aproximação entre a entidade e seus associados, bem como demais pecuaristas da região, além de levar informações e colher sugestões para o desenvolvimento de uma gestão compartilhada na ABCZ. Os criadores que prestigiaram a reunião elogiaram as ações apresentadas por José Olavo para os próximos anos de seu mandado.
 
Alguns problemas enfrentados no Pará foram discutidos com o presidente da ABCZ, tais como as invasões de propriedades rurais produtivas, inoperância das forças de segurança pública, interferências governamentais em questões comercias da cadeia produtiva da carne, como tentativa de suspensão das exportações de boi em pé para o Líbano e Venezuela, por meio do porto de Beléme, e aumento da alíquota do ICMS para venda de boi para outros estados.
 
A maior ênfase ficou para a questão das invasões, que foram tratadas em matéria veiculada pela revista Veja. Foram citadas pela revista 25 propriedades e a localidade tratada como "terra sem lei". Essa realidade mostra a frustração e a intranqüilidade a que são submetidos os criadores daquele estado. "É preciso combater esse tipo de situação e buscar soluções junto ao Governo Federal para que esse problema seja debelado de uma vez por todas no Brasil. O produtor quer fazer o que faz melhor: produzir. Não há como fazer isso debaixo de forte pressão, com a falta de segurança", afirmou José Olavo.   
 
Entre os outros assuntos abordados estavam, ainda, o Programa de Melhoramento Genéticos das Raças Zebuínas e os cursos da ABCZ. O presidente do Senar do estado do Pará, Luciano Guedes, colocou-se a disposição para formar parceria com a ABCZ para realização de cursos e treinamento de mão-de-obra .

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar