Português
18 DE AGOSTO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

ABCZ divulga lista de touros jovens selecionados em Programa de Avaliação

Ao todo 10 touros jovens das raças nelore, guzerá e tabapuã foram selecionados na tarde de ontem (17/08) por técnicos da ABCZ, criadores e representantes de centrais de inseminação artificial. Os animais participam do Programa de Avaliação Nacional de Touros Jovens, promovido pelo Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ), que busca identificar e fomentar o uso de reprodutores jovens.
Na raça nelore foram escolhidos os touros: Hasibah COL, Houston COL, Hajastan COL (da Colonial Agropecuária), Nacasamu da EAO, Neval da EAO, Nevi da EAO (da EAO Emprend. Agrop. e Obras S.A) e Galantim Bons (da criadora Patrícia Zancaner Caro e outros condomínios). Na raça tabapuã foram selecionados Russel do Corrego (da criadora Maria Lucila Assumpção Ortenblad) e 5694 da Copac (da criadora Maria Mendonça A. Ribeiro e outros condomínios) Já o touro Jesse da DHMF, da São Miguel Agropecuária, foi o selecionado da raça guzerá.
Os objetivos do Programa de Avaliação Nacional de Touros Jovens são: identificar nas populações zebuínas sob seleção no PMGZ, tourinhos promissores e jovens cujas avaliações genéticas sejam positivas; criar um mecanismo que possibilite a avaliação genética desses tourinhos incluindo o desempenho de suas progênies de forma sistemática e rápida, aumentando significativamente a confiabilidade de seus valores genéticos e disponibilizar um sistema de livre acesso a todos os criadores que participam do PMGZ e que tenham interesse em disponibilizar a genética de sua seleção através da inseminação artificial.
A avaliação será realizada anualmente pela ABCZ, através de seu Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos e contará com a participação dos seguintes parceiros: ABS Pecplan, Alta Genetics do Brasil, CRV Lagoa, Central Bela Vista, Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil), Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSINDI), Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), Associação Brasileira dos Criadores de Gir (ASSOGIR), Associação Nacional dos Criadores de Indubrasil (ANCI), Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT).
O sêmen dos animais escolhidos será distribuído gratuitamente para rebanhos colaboradores do PMGZ. O sêmen recebido deverá ser utilizado em dois anos e somente em matrizes das categorias Puros de Origem - PO ou Livro Aberto - LA. Caso o material genético não seja utilizado neste período, o saldo deverá ser devolvido ao proprietário do touro.  Compete aos rebanhos colaboradores o compromisso de participar de inscrever os produtos filhos dos touros no CDP - Controle do Desenvolvimento Ponderal, registrar as medidas de perímetro escrotal - PE, e outras ações determinadas pelo programa até a idade de 21 meses.
Os animais escolhidos também poderão ser contratados por uma das centrais participante do programa, em livre negociação entre a empresa e o proprietário do animal.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar