Português
30 DE AGOSTO DE 2010. POR LAURA PIMENTA

Centrais contratam touros participantes da ExpoGenética 2010

Quem participou da 3º edição da ExpoGenética, realizada entre os dias 14 e 22 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, teve a oportunidade não só de adquirir novos conhecimentos sobre melhoramento genético, mas também realizar bons negócios. A exposição serviu como vitrine para os futuros reprodutores que terão seu sêmen comercializado pelas principais centrais de inseminação artificial. Vários animais foram contratados durante a feira promovida pela ABCZ.
O balanço da Expogenética 2010 é muito positivo para a ABS Pecplan. O volume de negócios, de visitantes na Central e no estande, a qualidade dos touros contratados e as excelentes progênies apresentadas foram os grandes destaques dessa feira que se consolida como um importante pólo do melhoramento genético do gado zebuíno. A ABS esteve presente no evento com o estande tradicional, em frente à pista de julgamento, e também com dois pavilhões de touros para apresentação de progênies, entre eles a genética Matinha e de touros como Tango, Luso, Uapiti, Santelno, Mônaco e Boing. "Participamos do Leilão da Matinha que foi um grande sucesso, uma das médias de vendas mais altas da Expogenética! Nosso crescimento comercial ultrapassa 47% a mais em relação ao ano passado", comemora Gustavo Morales Brito, Gerente de Produto Zebu Corte da ABS Pecplan. "O número de visitantes também cresceu significativamente, tanto no estande, nos pavilhões e também na central. Essa feira demonstra uma tendência, especialmente dos criadores de gado de corte: eles estão cada vez mais interessados em comprar touros com qualidade genética comprovada nos mais importantes sumários e testes de progênie do país", diz Mário F. dos Santos, o "Marinho", representante ABS na região de Uberaba.
Durante a Expogenética, a ABS adquiriu dois touros e contratou mais cinco reprodutores de qualidade genética comprovada. Foram adquiridos os touros: Sadam do SINO ¬- (Atma X 1646 MN) e Golias FIV COL - (Tecelão X Polonês). Os contratados foram: Navarro da Buriti - (Rambo x Meteorito), Harem FIV da FD - (Eslavo x Furação), Beiju da Anacam - (Napoleão x Chave de Ouro), Gliché COL -(Dirigivel x Ranger) e Hardware (HD 4.0 COL) (B8369 x Quark).
A Alta Genetics também comemora os resultados conquistados com a ExpoGenética 2010. Para participar do evento a empresa mobilizou sua equipe técnica de vários estados do Brasil e levou reprodutores e suas progênies para os pavilhões do Parque Fernando Costa, em Uberaba. Entre os destaques está a participação da consultora de corte da empresa Roberta Gestal, que ministrou uma das palestras da programação da ExpoGenética. A exposição também foi uma oportunidade para o estabelecimento de negócios e parcerias. Durante a feira, a Alta contratou novos reprodutores de destaque para compor sua bateria. São eles Jalisco, Judaico, Hiran, Herói e Navirái TE 10094, procedentes do criatório Naviraí; Sabázio e Soldado, procedente do criatório de José Humberto Villa Martins; Fenômeno, Farto, Hércules e Houston, procedentes da Colonial Agropecuária; Almirante, do criatório Fazenda Mundo Novo;  Maximus, procedente do Rancho da Matinha; Indico, vindo do criatório Ipê Ouro, Sabia REM, Sadvir REM, Takeo REM, Torixoreu e Taral da Genética Aditiva, Damasco procedente do Grupo Braido, Fraque, da Fazenda Bela Alvorada, Quaraça, reprodutor da fazenda Bacuri, Pêndulo, Patola e Sueco, propriedades de Irmão Toneto, Nougan de Eduardo Mariani Bittencourt, Baru, da Nelore Jandaia, Nevi, procedente do criatório EAO e Brinquedo, da fazenda Barrinha.
Para Tiago Carrara, gerente de mercado da Alta, a contratação destes reprodutores revela a preocupação da empresa em ter em sua bateria touros de excelência genética. "A Alta aproveitou a oportunidade dada pela ExpoGenética, que reuniu criadores e empresas comprometidos com o melhoramento genético brasileiro, para contratar novos reprodutores que vão agregar mais valor genético à  já consagrada bateria de reprodutores da Alta", avalia.  A Alta também contratou recentemente o touro Jubileu da Kaylu, ganhador da 6ª PGP a pasto Tabupuã 3 Fronteiras, realizada no estado do Espírito Santo.
 A Central Araucária Genética Bovina anunciou a contratação do reprodutor Galantim da Bonsucesso, filho de Backup, em vaca Panagpur Al da Paulicéia, de criação de Patrícia Zancaner Caro e Out/Cond. Galantim apresenta IQG 4,14 sendo TOP 0,1% no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos.
"A ExpoGenética é um grande evento que compartilhamos com as atividades anuais do nosso programa PAINT. Aspectos técnicos, pois realizamos a nossa reunião anual do PAINT e aspectos comerciais, onde realizamos o tradicional leilão Virtual do PAINT. Além disto, é a oportunidade para interação entre os programas", conta Ricardo Abreu,  gerente corte da CRV LAGOA.
Durante a feira, a empresa contratou os touros Genético COL e Casal COL, destaques do leilão Colonial. Dentre os animais participantes da Avaliação Nacional de Touros Jovens da ABCZ foi contratado pela CRV Lagoa o touro Neval da EAO. "Este touro é filho direto do Provador IZ em vaca Rambo da MN sendo Top 0.1% com IQG de 4,62 pontos onde será utilizado em teste de progênie e iremos disponibilizar doses para comercialização", comenta Abreu.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar