Pecuária sempre foi uma atividade importante para a economia brasileira. Pensando em apresentar novas técnicas e tecnologias para aprimorar o setor, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), em parceria com o Polo de Excelência em Genética Bovina e a Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária e apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), realizará no dia 18 de agosto, a partir das 14h30, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba, o Encontro de Inovação em Pecuária Sustentável (o segundo que ocorrerá durante a Expogenética).
O evento será no formato de vitrine tecnológica, ou seja, pesquisadores apresentarão para empresários e produtores tecnologias voltadas para diferentes seções da produção pecuária. O objetivo é que a partir do encontro sejam fechados negócios entre os investidores do setor pecuário, que procuram soluções para suas demandas tecnológicas, e os pesquisadores, que buscam transferir suas tecnologias para o mercado.
Tecnologias
Seis tecnologias serão apresentadas durante o encontro. São elas:
- Tratamento de efluentes de sala de ordenha de bovinocultura: lagoa de estabilização seguida de leito cultivado - Prof. Edu Max da Silva - IF Sul de Minas.
A tecnologia visa solucionar os prejuízos ambientais causados pela falta de tratamento e um manejo adequado dos resíduos da produção animal confinada, por meio da implantação de uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE) para tratar os despejos liquidos de sala de ordenha de bovinocultura, composta por três unidades: uma lagoa anaeróbia, seguida por uma lagoa facultativa e um pós-tratamento, utilizando um leito cultivado ("constructed wetland").
- Fertirrigação de capim-Tifton 85 e aveia preta com águas residuárias de bovinocultura: efeitos no solo e nas plantas - Prof. Virgilio Jose Tavira Erthal - Tecnologia desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa, atualmente está atuando no IF Goiano.
A tecnologia visa solucionar o problema da grande quantidade das águas residuárias, por meio de sua reutilização, sob forma de fertirrigação, fornecendo nutrientes e água no cultivo de plantas forrageiras, que servirão de alimento para o rebanho, proporcionando uma solução para o problema dentro do próprio sistema de produção.
- Processo de obtenção de ferro esponja e de ferro gusa utilizando biogás - Prof. Edmar Chartone de Souza - UFMG.
A tecnologia visa solucionar o problema da grande quantidade de gás metano enviada pelo gado para a atmosfera, por meio da utilização do biogás gerado pelas excretas de animais mantidos em criadouros em substituição de gás natural ou do GLP (gás de cozinha).
- Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - Dr. Maria Celuta Machado Viana - Epamig.
A tecnologia visa solucionar os problemas da degradação de grande parte das pastagens em Minas Gerais e do déficit de madeira reflorestada para atender a demanda do mercado, por meio da recuperação de áreas degradadas utilizando o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.
- Geneplus - Programa de Melhoramento de Gado de Corte - Paulo Roberto Costa Nobre - Embrapa Gado de Corte, tecnologia desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Viçosa
A tecnologia visa melhorar a qualidade do gado de corte por meio de seu acompanhamento, assessoramento e avaliação genética.
- Uso de la clonación para el mejoramiento de rodeos bovinos (Uso da clonagem para o melhoramento de rebanhos bovinos) - Jorge Andres Bercovich - Bio Sidus S.A.
A tecnologia visa solucionar o problema da perda da qualidade genética ou perda da capacidade reprodutiva e da baixa qualidade genética dos rebanhos, por meio do resgate da genética de alta qualidade e do melhoramento da genética dos rebanhos.
Fonte: Polo de Excelência em Genética Bovina