ABCZ Jovem participa de painel de conferência
Membros do Conselho Diretivo da ABCZ Jovem participaram ontem (24/08) de um painel de conferência durante a 1ª edição da Conferência Brahman Jovem. O evento promovido pela ACBB é a continuidade do programa “Crescendo com o Brahman”, e é focado nos estudantes das áreas de ciências agrárias e jovens que estão se preparando para os processos de sucessão familiar em criatórios de seleção e para se estabelecer como profissional nas diversas áreas da cadeia de produção pecuária.
Na tarde marcada por conhecimento, empreendedorismo e interação, a equipe da ABCZ Jovem foi a primeira a se apresentar. Em sua palestra João Machado Prata Neto, contou como o projeto foi criado e adiantou os planos para o futuro. Durante o bate papo, Ana Eliza de Carvalho Ártico palestrou sobre sucessão familiar. “O objetivo é divulgar o nosso trabalho e os nossos projetos, com a finalidade de fomentar a participação do jovem no setor pecuário”, afirmou.
O diretor acadêmico da FAZU, Carlos Henrique Cavallari Machado, foi um dos mediadores do encontro. O projeto Brahman Jovem é uma iniciativa da ACBB e conta com apoio da ABCZ Jovem, FAZU e Museu do Zebu.
Conferência.
A atual gestão da ACBB vem intensificando as atividades voltadas aos jovens, que são os futuros criadores e profissionais da pecuária. “Foi muito importante a participação do público para a consolidação do projeto que terá uma nova edição na ExpoBrahman, no dia 29 de setembro. Ações como essa são fundamentais para disseminação de informações técnicas e de conhecimento geral sobre o Brahman”, diz a gerente executiva da ACBB, Maria De Lamare.
Além da palestra da equipe da ABCZ Jovem, a 1ª edição da Conferência Brahman Jovem também contou com a apresentação do zootecnista do Brahman do Arrojo e diretor técnico da ACBB apresentou um estudo sobre a presença da raça Brahman no Brasil e a relevância da atividade pecuária para a geração de renda e de recursos ao PIB nacional. O médico veterinário Rodrigo Moraes que já foi responsável pelo setor de inteligência do Brazilian Cattle e executivo do Brahman destacou a importância da raça na produção de alimentos em mais de 70 países e a utilização da genética em cruzamentos para a produção mais eficiente. Gustavo Miziara, zootecnista e consultor pecuário internacional, falou aos presentes sobre as vantagens da raça Brahman, os avanços do rebanho em diversas regiões e o foco da seleção. Miziara também fez uma participação complementar dentro do painel do diretor acadêmico da FAZU, Carlos Henrique Cavallari Machado, convidado para falar dos aspectos raciais, padrões estabelecidos e características morfológicas do Brahman que estão sendo melhoradas e avaliadas. Yuri Farjalla, mestre em ciência animal pela Esalq/USP e consultor da ANCP falou sobre os testes para avaliação de carcaças por ultrassonografia e do impacto da produção de carne de qualidade para a sustentabilidade e evolução do mercado.Também palestrou na Conferência Brahman Jovem a médica veterinária Giovanna Moraes que é mestre em produção animal – melhoramento genético e desenvolve estudos para obter o título de doutora em produção animal – biotecnologia aplicada à reprodução. Giovanna apresentou resultados de estudos sobre a utilização da Eficiência Alimentar como critério de seleção.
Texto: Márcia Benevenuto - adaptado