Português
05 DE DEZEMBRO DE 2018. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

Presidente da ABCZ participa de debate sobre vigilância no trânsito de animais, realizada na Faesp

Presidente da ABCZ participa de debate sobre vigilância no trânsito de animais, realizada na Faesp

O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, é uma das lideranças do setor que participaram nesta terça-feira (4), de um importante debate sobre os preparativos para os próximos avanços para a retirada da vacinação contra Febre Aftosa em alguns estados brasileiros, a partir de 2019. Trata-se da ‘1ª Reunião sobre vigilância no trânsito nacional e internacional de animais e produtos pecuários’. O encontro aconteceu em São Paulo, e foi promovido na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

“Esse é um debate extremamente importante, já que o novo status sanitário exige uma mudança de postura, incluindo mais rigor no trânsito de animais e de produtos ligados à pecuária. Foi uma oportunidade de ver como esses Estados estão se preparando, e de que forma iremos evoluir até conseguirmos reconhecer todo o país como um país livre da Febre Aftosa sem vacinação”, ressalta Arnaldo Manuel.

Além da ABCZ, o encontro contou com a presença de representantes outras importantes entidades e órgãos, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do serviço veterinário dos estados e do setor privado, do Centro PanAmericano de Febre Aftosa (Panaftosa) e do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa).

Vale lembrar que seguindo o cronograma de trabalho para o reconhecimento do Brasil como país livre de Febre da Aftosa sem vacinação, os estados do Acre, Rondônia, parte do Mato Grosso, do Amazonas e do Paraná, começarão a retirada da vacinação a partir de novembro do próximo ano. Para conduzir esse processo em todo o país, as unidades da Federação foram organizadas em blocos, e está prevista uma evolução progressiva das zonas livres. A previsão é de que todo o processo seja finalizado em 2023.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar