Equipe da Melhora + Consultoria Genética visita a ABCZ
Há quase 20 anos, a Melhora+ Consultoria Genética presta atendimento especializado a criadores pelo país inteiro e até na Bolívia, auxiliando no trabalho de seleção das raças zebuínas. Muitas das informações utilizadas pela empresa nas propriedades partem dos programas da ABCZ, como o PMGZ – Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos.
“Faz parte da filosofia da ABCZ ter este vínculo e mostrar que a associação como uma entidade centenária tem todo o know how dos seus produtos e serviços para atender os criadores, nossos associados e esta demanda vinda do campo através da empresa de Consultoria Melhora+. Isto comprova realmente que a ABCZ vem cumprindo o seu propósito que é levar tecnologia do melhoramento genético, da informação de qualidade e do registro genealógico. Isto é o que nós chamamos do elo da produtividade que são as avaliações zootécnicas de eficiência reprodutiva dos rebanhos e a avaliação genética e genômica dentro do maior Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos do mundo que é o PMGZ”, destaca Ricardo Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ.
Durante a visita, a equipe da Melhora+ conheceu minunciosamente os programas da ABCZ, que disponibilizam as informações dos rebanhos aos criadores. “O nosso objetivo é buscar conhecimento e trazer para esta instituição a nossa visão extensionista e que está no dia a dia com as fazendas. A nossa empresa tem um conjunto de criadores que produzem genética para as centrais de inseminação e para rebanhos que são multiplicadores para que esta genética chegue à base”, afirma Roberta Gestal, diretora Executiva da Melhora+.
Entre os assuntos tratados no encontro esteve o Controle de Desenvolvimento Ponderal – CDP, as avaliações genéticas e genômicas do PMGZ, o Sistema Integrado de Avaliação Genética e o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens – PNAT.
“Esta interação com a ABCZ e atualização das ferramentas do PMGZ é muito importante para utilizarmos estas informações de maneira correta no campo. Este momento foi bastante esclarecedor!”, define a diretora de Marketing da Melhora+, Ângela Bittencourt.
Para o diretor Administrativo da Melhora+, Luiz Fernando Figueiredo, o encontro fortalece a parceria entre as entidades. “Conseguindo aprofundar as informações! Foi uma troca de experiência muito boa e acabei aprendendo muito mais”, salienta.
“Para nós que vivemos o melhoramento genético na prática, estar aqui com os técnicos que fazem a avaliação genética é muito importante”, define o diretor Técnico da Melhora+, Guilherme Queiroz.
A equipe do Melhora+ também conheceu na prática o programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’. Durante visita à Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, os técnicos conheceram os animais que participam desta edição do programa, que tem objetivo de demonstrar através de avaliações a superioridade das raças zebuínas para a produção de carne.