Português
08 DE JULHO DE 2022. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ABCZ e representantes das centrais se reúnem para alinhamento do PNAT 2022

ABCZ e representantes das centrais se reúnem para alinhamento do PNAT 2022

Representantes da ABCZ, incluindo o presidente Rivaldo Machado Borges Júnior e membros da equipe Técnica, se reuniram nesta semana com profissionais das principais centrais de inseminação artificial do país, para alinhamento da edição 2022 do Programa Nacional de Avaliação de Touros- PNAT. Durante o encontro, além de novidades e propostas para avanços no desenvolvimento do programa, um balanço da edição anterior foi apresentado.  

“A atuação das centrais de inseminação artificial é essencial para que o nosso PNAT atinja seus objetivos. Nossa parceria vem se consolidando ano a ano e tivemos a oportunidade de avançarmos um pouco mais nesta nossa reunião. Meu agradecimento pessoal a todos que participaram”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ. 

O superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, complementa explicando ainda que durante a reunião foi apresentada uma série de ações com foco na ampliação da divulgação dos touros selecionados pelo programa, como também de valorização das centrais parceiras

Além do presidente da ABCZ e do superintendente Técnico da entidade, participaram da reunião o gerente de Melhoramento Genético da entidade, Lauro Fraga, e o gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação, Ricardo Abreu. O encontro contou com representantes das centrais ABS, Acelerated Genetics, Alta, Bela Vista, CRV, Genex, Rima, Select Sires, Semex e Tairana.  
 
Confira abaixo o que dizem as centrais: 
 
 
“Nossa reunião de ontem foi excelente, com assuntos relevantes e do interesse de todas as partes, tanto das centrais como da própria ABCZ, e, claro, beneficiando o pecuarista brasileiro. Quanto aos touros do PNAT estamos muito ansiosos, até porque a cada ano os animais se superam, e isso mostra o compromisso do pecuarista com o melhoramento genético, e da ABCZ, por meio do PMGZ, em promover o que há de melhor em cada seleção. E quem ganha com tudo isso é o próprio pecuarista, que vai usar essa genética em seu rebanho”.
Arthur Vieira, da ABS.  


“Foi uma reunião muito produtiva, onde nós já conseguimos visualizar um futuro extraordinário para o setor. Afinal, com essa parceria entre as centrais e a ABCZ, sem dúvida nenhuma quem tem a ganhar é a pecuária nacional. Nós percebemos que ano a ano a ABCZ tem trabalhado cada vez mais para que junto com os parceiros, incluindo as centrais, entregue o melhor aos seus associados e aos nossos clientes. Foi uma reunião extraordinária e a principal beneficiária com tudo isso, de fato, é a nossa pecuária!”.
Danillo Rodrigues, da Alta Genetics. 

 
“A reunião foi fantástica, primeiro pela oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os números atuais do PMGZ e do PNAT. Para nós, como central de inseminação artificial, será muito bom participar mais um ano do PNAT, já que acreditamos muito nele, participando desde a primeira edição. É uma satisfação muito grande produzir e entregar doses desses touros para o Brasil inteiro, sendo que só no ano passado entregamos mais de 2.8 mil. Para esse ano, nossa expectativa é de alcançar mais de quatro mil doses de genética de ponta, certificada pelo PMGZ”.
Pedro Barnabé, da Central Bela Vista. 

 
 
“Inicialmente gostaria de parabenizar a ABCZ por tudo que já fez e vem fazendo em prol do Zebu. Com relação ao PNAT só elogios, um programa que faz a seleção dos touros jovens o que é muito importante para todas as centrais, pois esses animais já recebem a chancela da ABCZ, e o mais importante, essa democratização das doses de forma gratuita para diversos criadores. Nós, da CRV, ficamos honrados em poder dar a nossa contribuição para o sucesso do programa”.
Carlos Guaitolini, da CRV. 


“O trabalho que tem sido feito com o PNAT tem superado nossas expectativas, não só na qualidade dos animais apresentados como também em toda a visibilidade e importância que a ABCZ tem dado ao programa. O PNAT é uma fonte de touros jovens para Genex, e essa reuniu serviu justamente para alinharmos o trabalho que será feito esse ano, e nossa expectativa é muito positiva, até mesmo porque agora estaremos ainda mais próximos da ABCZ, com a abertura da nossa central em Uberaba, reforçando ainda mais os laços que temos tanto pelo PMGZ como pelo PNAT”.

Juliana Ferragute, da Genex. 


"Nós, da Central Rima Genética, consideramos o PNAT como o melhor programa de revelação de touros jovens da pecuária brasileira. Ainda no complemento do programa temos o campeonato Progênie dos Touros PNAT, sendo a continuação desta avaliação fechando o ciclo (da descoberta do touro novo, disseminação para rebanhos colaboradores e avaliação da produção do Touro Jovem). Realmente o PMGZ é um programa completo!".
Cláudio Signorelli, da Central Rima Genética.
 
“Foi uma reunião muito produtiva! A ABCZ é uma entidade que acredita e trabalha fortemente a utilização de touros jovens dentro dos rebanhos colaboradores e, anualmente, não mede esforços para que as centrais consigam distribuir os touros em primeira mão para esses rebanhos. A Semex é uma empresa que tem um grande vínculo com o PNAT, acreditando muito nesse programa, sempre fomentando os touros que são identificados por meio dele”.
André de Souza e Silva, da Semex. 

 
 
“Foi uma grande satisfação participar desta reunião, sendo um momento muito positivo com os colegas das demais centrais, até mesmo para o fortalecimento do nosso setor. Na oportunidade, foram apresentadas algumas sugestões que a ABCZ prontamente se prontificou a atender, facilitando ainda mais o processo de distribuição de doses dos touros PNAT. Inclusive, outro ponto importante da reunião foi justamente o incentivo da Associação para as centrais, no que se refere a entrega desse material, como também a ampliação da divulgação dos touros em diferentes mídias. Tudo isso traz muita segurança para a contratação dos touros PNAT, além da evolução que temos percebido ano a ano na qualidade e na quantidade de animais participantes”.
Nicole Tramonte, da Select Sires. 

"A ABCZ tem feito um trabalho fantástico com o PNAT, que está cada vez mais abrangente e acessivel. E agora, com a abertura de espaço de divulgação dada pela ABCZ, para que as centrais possam divulgar seu trabalho de forma gratuita, a parceria torna-se cada vez mais sólida e robusta, sendo bom para todos os envolvidos na pecuária de corte. Nos sentimos orgulhosos em fazer parte desse programa tão importante para a evolução genética no Brasil".

Tatiana Issa Uehara, da Tairana.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar