Português
26 DE JULHO DE 2022. POR

Animais participantes da segunda edição do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ passam por abate técnico

Animais participantes da segunda edição do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ passam por abate técnico
A última etapa da segunda edição do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ aconteceu ontem (25) no município de José Bonifácio, estado de São Paulo. Os 106 animais das raças Brahman, Guzerá, Sindi e Tabapuã, que desde junho de 2021 eram acompanhados na Fazenda Experimental da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), foram abatidos na planta da Minerva Foods, uma das parceiras do programa.

O abate técnico, conduzido pelo professor Sérgio Pflanzer da Unicamp, e sua equipe, também mensurou o rendimento de carcaça (PV/PM), rendimento de desossa e características organolépticas, como maciez e marmoreio. "Estas raças foram criadas da mesma maneira e vamos conseguir entender de forma individual qual a eficiência para a produção de carne de qualidade no Brasil, baseado em animais de genética zebuína”, destaca ele.

A segunda edição do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ foi dividida em três etapas: ganho de peso a pasto, ganho de peso em confinamento e abate técnico com classificação final dos animais. Os resultados do trabalho que comprova a superioridade das raças zebuínas para a produção de carne serão divulgados durante a ExpoGenética 2022, no dia 23 de agosto, a partir das 8h. O anúncio será feito no Pavilhão Multiuso, do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e contará com transmissão ao vivo pela ABCZ TV.

“Sabemos do potencial das raças zebuínas e este protocolo proposto com as entidades de ensino, pesquisa e fornecedores de insumos, é para difundirmos por todo Brasil, que tendo genética zebuína de qualidade, planejamento alimentar estratégico para a seca, manejo correto das pastagens no período das águas e confinamento nos últimos 120 dias, poderemos produzir animais de forma eficiente, com lucratividade em um sistema sustentável e ainda uma carne saborosa de altíssima qualidade para o consumo interno e para exportação”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

A ABCZ também disponibilizará os custos de todo o processo para que os criadores saibam da economia e lucratividade possíveis dentro das raças zebuínas. O programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ é desenvolvido em parceria com a EMBRAPA, EPAMIG, ESALQ/USP, FAZU, Intergado, Premix, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Viçosa e Unicamp.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar