Integra Zebu: Eventos técnicos podem receber chancela do programa
“O Integra Zebu é um dos orgulhos da nossa gestão, pois entendemos que uma pecuária melhoradora só é possível se ela também for sustentável. Nesse sentido, temos cumprido nossa missão junto aos nossos associados e todo o setor produtivo”, comemora o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.
No que se refere a chancela, ele revela que a marca é voltada a eventos promovidos por associados e parceiros institucionais, visando valorizar e apoiar a importante iniciativa de criadores na promoção da melhoria das pastagens com sustentabilidade.
O coordenador do programa, João Gilberto Bento, complementa explicando que a modalidade formaliza o reconhecimento ao manejo sustentável na produção, estimulando ainda a adesão de novos criadores. “Nossa ideia é fomentar essas informações, incentivando os pecuaristas a realizarem cada vez mais eventos que promovam e criem condições de disseminar a mensagem do Integra Zebu”, diz.
Para o criador que deseja se associar à marca do Integra Zebu, os eventos que podem ser chancelados incluem Dias de Campo, seminários, workshops, palestras, capacidades ou atualizações técnicas. Um passo a passo tem que ser seguido:
- enviar manifestação com pedido formal à coordenação, via e-mail integrazebu@abcz.org.br, registrando interesse na chancela ao evento;
- tomar conhecimento prévio das informações que norteiam as diretrizes, objetivos e conteúdo técnico preconizado pelo projeto, antes do envio do ofício de pedido de chancela. Os conteúdos destes eventos devem estar ligados às temáticas: ILP – Integração Lavoura Pecuária, ILPF – Integração Lavoura Pecuária Floresta e RPD – Recuperação de pastagens degradadas, e/ou manejo de pastagens;
- incluir junto ao mesmo pedido, com antecedência mínima de 30 dias da data de realização do evento, as seguintes informações:
- data e local de realização (incluir coordenadas geográficas);
- qual a modalidade do evento (dia de campo, seminário, workshop, encontro ou debate técnico);
- metodologia adotada no evento (virtual ou presencial);
- conteúdo técnico a ser abordado no evento;
- relação de parceiros envolvidos;
- informar se o evento é gratuito ou cobrado. Se cobrado, qual o valor e exigências;
- informar se o evento tem objetivo técnico ou comercial, e/ou as duas finalidades;
- qual a principal atividade da propriedade rural: pecuária seletiva ou pecuária comercial;
- qual o público alvo deste evento;
- informar o número de inscrição do associado da ABCZ, sendo de personalidade jurídica ou física;
- enviar a arte de divulgação do evento.
A chancela de eventos técnicos possui um manual com critérios para se pleitear os pedidos e com as regras para nortear os itens de apoio oportunizados pela ABCZ. Todas as informações podem ser solicitadas pelo e-mail integrazebu@abcz.org.br.