ExpoGenética 2022: Abertura do 'Workshop Integra Zebu' foi realizada na manhã de hoje (23)
"Conseguimos reunir aqui os 26 estados da Federação. Vamos apresentar a experiência do Integra Zebu para que possamos definir a ampliação do programa”, destaca João Gilberto Bento, coordenador do Integra Zebu.
O evento detalhou como implantar o programa e o papel de cada um nas etapas de desenvolvimento do Integra Zebu. “É um trabalho complementar, onde cada entidade tem sua expertise e envolvimento. Elaboraremos uma agenda programática envolvendo essas parcerias que somam esforços neste objetivo”, afirmou o coordenador Técnico da Emater, Gustavo Laterza.
O gerente Regional da Emater em Uberaba, Diego Rezende, destacou que para aderir ao programa, o primeiro passo é procurar o órgão de assistência técnica e extensão rural do estado, que são parceiros da ABCZ. "O produtor tem que estar aberto para receber a assistência técnica. Podemos levar conhecimento para melhorar tanto a parte social como a parte ambiental e de gestão da propriedade rural”, salienta.
O Integra Zebu já foi implantado nos estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, atendendo atualmente a cerca de 60 propriedades, que já colhem frutos com o programa, servindo de incentivo para adesões.
Representantes dos estados onde o Integra Zebu já é realidade vieram ao workshop compartilhar os resultados alcançados. “Temos colhido diversos resultados positivos, tanto no campo, como aumento de produtividade, utilizando as tecnologias propostas pelo programa, e também resultados positivos do ponto de vista da questão cultural do produtor", afirma Eduardo Ferreira, engenheiro agrônomo Empaer (MT).
O diretor de pesquisa da Emater (GO), João Amar Júnior, também destacou os benefícios do programa. “O pequeno produtor já tem por cultura não reformar o pasto e acha que pasto se planta uma vez e fica. O Integra Zebu vem para mostrar ao produtor que ele plantando capim e reformando o pasto ele pode colher carne”, diz.
O estado do Tocantins também comemora resultados positivos. "Nas três unidades que implantamos todas tiveram bastante êxito. Os produtores ficaram muito satisfeitos com a produtividade e o aumento da capacidade de suporte forrageiro nessas áreas, a taxa de lotação e toda a biomassa produzida foi muito interessante. Nossa perspectiva é fazer mais unidades e levar para mais regiões do estado”, destaca Kin Gomides, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ruraltins (TO).
E assim, o programa da ABCZ avança por todo o país, contribuindo para uma agropecuária cada vez mais produtiva, rentável e sustentável. "O Integra Zebu está crescendo de uma maneira gradativa e firme. Isto que é importante, pois estamos levando tecnologia para que os produtores possam difundir em suas propriedades, proporcionando a chegada do programa em novas regiões e contribuindo, diretamente, para a recuperação de pastagens em todo o país”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.
A programação do 'Workshop Integra Zebu' vai até amanhã (24).