Representante da FAO, vinculada à ONU, visita ABCZ para conhecer Integra Zebu
“O Integra Zebu é um programa fantástico por gerar sistemas produtivos sustentáveis. Estou aqui para conhecer melhor os processos e viabilizar a disseminação desses conhecimentos, melhorando o sistema de produção agropecuária em geral, sobretudo, porque estamos no segundo ano da ‘Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas’, que visa a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para benefício das pessoas e da natureza”, destaca o representante da FAO, Rafael Zavala.
O representante da FAO veio acompanhado do secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Cândido. Segundo ele, o Integra Zebu vai ao encontro da necessidade atual de incentivar a sustentabilidade e a agricultura familiar. “O programa da ABCZ demonstra que a atividade pecuária pode ser rentável e sustentável, inclusive para o pequeno pecuarista. Mudando a forma de administrar a propriedade, ele vai conseguir obter renda e ganhar mercado com uma pecuária sustentável”.
O coordenador do Integra Zebu, João Gilberto Bento, acompanhou as visitas. “O custo é alto para recuperar uma pastagem degradada, mas as soluções existem. Uma delas são os sistemas de Integração Lavoura, Pecuária, Floresta (ILPF). Com a agricultura, você financia o processo de recuperação da pastagem e do solo, principalmente. Dessa forma, aumentamos a produção de grãos no país, sem a necessidade de expandir para novas áreas. Esse potencial, só o Brasil tem”.
Na Fazenda Experimental da ABCZ, os visitantes conheceram diferentes programas desenvolvidos pela entidade, com foco no melhoramento das raças zebuínas e na recuperação de pastagens. Eles também visitaram a Agronelli Agropecuária, conhecendo o trabalho já desenvolvido com base no sistema ILPF. Por fim, a comitiva se reuniu com representantes de empresas parceiras do Integra Zebu e com o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.
“A FAO é um braço da ONU e essa visita demonstra a visibilidade que o Integra Zebu está atingindo, no Brasil e no mundo. O programa tem crescido de maneira expressiva e, por meio dele, estamos mostrando que a ABCZ se preocupa com o meio ambiente e com a produção de carne e leite com sustentabilidade”, ressalta Rivaldo Jr.
Na foto, a partir da esquerda: coordenador Técnico da Emater, Gustavo Laterza; representante da FAO, Rafael Zavala; coordenador do Integra Zebu, João Gilberto Bento e o representante do MAPA, Márcio Cândido; durante atualização técnica do programa.