Custódia sedia a primeira Feira de Touros do Pró-Genética do estado de Pernambuco
De acordo com o técnico da ABCZ responsável pela promoção da feira, Júlio Mário Vieira Soares, foram ofertados 55 zebuínos, sendo exemplares das raças Gir Leiteiro, Guzerá, Nelore, Sindi e Tabapuã. Todos os animais comercializados possuem avaliação genética, Registro Definitivo (RGD), inspecionado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), exame andrológico positivo e testes negativos para Brucelose e Tuberculose.
A Feira de Touros do Pró-Genética em Custódia é resultado de uma parceria entre a ABCZ, Prefeitura Municipal de Custódia e Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A promoção da feira foi bastante comemorada pelo presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior. “Estamos semeando genética zebuína de qualidade por todo o Brasil e o Pernambuco vem engrandecer ainda mais o Pró Genética. Nesta região temos muitas pequenas e médias propriedades rurais, que necessitam do melhoramento dos seus rebanhos, então vamos atender a demanda destes pecuaristas”, destaca.
Em julho, extensionistas do IPA, responsáveis pelo trabalho de base, no dia a dia dos produtores rurais para a adesão ao programa no estado de Pernambuco, participaram do ‘Curso Virtual de Atualização Técnica’ do Pró-Genética.
“Em 2012 tentamos implementar o Pró-Genética no estado, porém a tentativa foi frustrada pelo longo período de estiagem severa na região e pela falta de integração mais forte entre as instituições parceiras. Em março de 2022 houve um novo esforço de integração institucional, promovido pela Asbraer e pela ABCZ para fazer uma aproximação mais forte entre as empresas públicas de Pernambuco e o Pró-Genética. Nós do IPA tivemos a oportunidade de conhecer o programa de perto, e de imediato identificamos uma grande oportunidade para Pernambuco em função do contexto que hoje vivenciamos na região”, comenta Maviael Fonseca, gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural do IPA.
A Feira de Touros do Pró-Genética em Custódia também foi palco para Nicolas Leqoc vivenciar, na prática, o processo de pesquisa. Ele é aluno do Mestrado em Desenvolvimento da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, que está estagiando no IPA, e acompanhou todo o processo do Pró-Genética em Pernambuco como parte do seu trabalho de campo.
O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste foram os agentes financeiros oficiais para financiamentos dos animais. Como forma de potencializar a realização de negócios no evento e gerar valor para a região, o Banco do Brasil firmou parceria com a ABCZ e com os demais promotores e apoiadores do evento para a realização do Circuito de Negócios durante a feira. A ação teve como objetivo divulgar os produtos e serviços do BB e estreitar relacionamentos em regiões com potencial de realização de negócios.
“É um uma nova fase para a pecuária de corte no estado de Pernambuco e o trabalho que a ABCZ vem fazendo com o Pró Genética na região é muito interessante, e por isto, fizemos questão de mobilizar a estrutura do Circuito de Negócios Agro, juntamente com a Carreta Agro para prestar todo o apoio aos produtores e promover a expansão da agropecuária”, destaca o gerente de Mercado de Agronegócios do Banco do Brasil em Pernambuco, Milton Júnior.