Touro PNAT 2022 avaliado em mais de 500 mil reais é arrematado em leilão
Rem Jumbo Genética Aditiva é um exemplar da raça Nelore, de 23 meses, filho de Rem Fuscão em vaca Rem Armador, Deca 1 com 33.41 de iABCZ, contratado pela Central Alta Genetics, e que em duas semanas esgotou as 1.000 doses de sêmen disponibilizadas para rebanhos colaboradores do PNAT cadastrados nesta décima terceira edição do programa.
“Pedimos para o técnico da ABCZ, Russel Paiva, escolher o animal que ele acreditasse ser o melhor da safra para nos representar no PNAT, pois acreditamos que os programas de avaliação de touros jovens são muito importantes para o rápido melhoramento genético da raça. Ficamos muito felizes com o resultado e já temos muitas reservas de sêmen, com certeza a divulgação pela ABCZ será determinante no sucesso comercial deste raçador”, afirma o titular da Genética Aditiva, Eduardo Folley Coelho.
O técnico da ABCZ, Russel Rocha Paiva, foi o responsável pelo registro do animal, bem como a avaliação fenotípica, condição fundamental para participação no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) do PNAT. “O Rem Jumbo é um dos grandes destaques da sua safra. Houve um desprendimento muito grande do senhor Eduardo Coelho em liberar o seu melhor animal para participar do PNAT. O touro teve um desempenho muito bom nas provas de eficiência alimentar e com isto, conseguiu uma vaga para ser avaliado no Parque Fernando Costa, durante a ExpoGenética 2022. Por ser um animal muito bonito em termos de morfologia, com avaliação genética muito boa dentro do PMGZ, foi muito badalado nas visitações do Pavilhão Multiuso. Por todas estas qualidades ele foi muito bem votado e sagrou-se como um dos touros selecionado na edição 2022 do PNAT. O REM JUMBO irá contribuir muito para o avanço genético da raça Nelore”, destaca Russel.
O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, destaca o trabalho realizado pelo programa. “O PNAT é o maior e mais democrático programa de identificação de touros jovens zebuínos do mundo, pois permite que novos e tradicionais criadores possam participar de igual para igual, onde os melhores animais são classificados e distribuem sêmen para criadores de todo Brasil, promovendo efetivamente o melhoramento genético das raças zebuínas”, comenta.