ABCZ e PF estabelecem parceria no combate ao crime violento na região do Triângulo Mineiro
Nesta terça-feira (18), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) estabeleceu uma nova parceria com a Polícia Federal (PF) com o objetivo de contribuir no fomento da força-tarefa de segurança pública, coordenada pela PF, que atua na região do Triângulo Mineiro.
O delegado e coordenador da força-tarefa, Dr. Marcos Vinícius Zampieri, e o chefe da delegacia da Polícia Federal em Uberaba (MG), Dr. Mário Veloso, reuniram-se com o presidente da associação, Rivaldo Machado Borges Júnior, e com o procurador jurídico da entidade, Dr. Claudio Fontoura, para a assinatura do documento que estabelece o convênio.
Contando com a atuação integrada das Polícias Militar, Civil e Penal de Minas Gerais, sob a coordenação da Polícia Federal, a força-tarefa trabalha com a meta de combater crimes violentos na região.
“Os valores da ABCZ são pautados na transparência e na seriedade – principalmente, nesta gestão. Recentemente, fizemos uma parceria com a Justiça Federal e, hoje, comemoramos mais uma com a Polícia Federal. Para mim, é um grande ganho, não só para a comunidade de Uberaba, mas para todo o Brasil, já que estamos contribuindo com a PF nas suas ações de combate ao crime”, comenta Rivaldo.
O delegado da Polícia Federal ressalta que a força-tarefa foi iniciada há 10 anos, em Uberlândia (MG). “Depois da criação da unidade em Uberaba, as duas forças-tarefas foram unificadas em uma única frente, que cuida de toda a região do Triângulo Mineiro, sendo coordenada a partir de Uberaba”, descreve.
Para Claudio Fontoura, a parceria é motivo de comemoração na ABCZ. “É muito honroso estender as mãos para a Polícia Federal. É importante que a iniciativa privada possa trabalhar em conjunto com as autoridades de segurança no combate à criminalidade – especialmente, a organizada – com esse núcleo de inteligência. Estamos muito felizes com essa parceria”, aponta o procurador jurídico.
A expectativa é que a parceria seja renovada e tenha continuidade a partir de janeiro de 2023, quando a nova gestão da associação assumir a posse.
“Esperamos conversar com a nova gestão assim que ela for empossada. Não vejo motivos para descontinuar essa parceria que é tão importante não só para a PF e ABCZ, mas para toda a sociedade onde elas atuam”, finaliza Mário Veloso.