ABCZ inicia genotipagem gratuita das raças zebuínas
Os recursos utilizados foram obtidos pela ABCZ junto à Câmara dos Deputados e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e serão geridos em parceria com a Embrapa Gado de Corte. No total, foram disponibilizados R$ 6 milhões para projetos de melhoramento genético da entidade, sendo 45% deste valor, destinados exclusivamente para as genotipagens das raças zebuínas.
O superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Ventura, explica que os animais contemplados foram identificados no banco de dados da entidade e estão distribuídos em aproximadamente 80% dos criatórios com processo ativo na ABCZ. “Os animais foram escolhidos seguindo a metodologia definida pela Embrapa Gado de Corte que, mais uma vez, é nossa parceria no projeto. Os criadores que têm animais selecionados já foram comunicados e devem acessar a página de comunicações eletrônicas da ABCZ para verificar a lista. Lá, eles terão acesso à todas as orientações de como proceder o envio das amostras biológicas. É importante ressaltar que o criador não pode substituir os animais que estão na lista, pois podem ser animais que não têm fenótipo ou laços genéticos com a população da raça e, dessa forma, não contribuem para as avaliações”.
O superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, destaca o impacto positivo das novas genotipagens para o melhoramento dos rebanhos zebuínos brasileiros. “A genômica aumenta a acurácia das avaliações genéticas, acelerando todo o processo de melhoramento genético. Com a genômica, é possível ter avaliações mais precisas, inclusive para animais jovens, que ainda não têm desempenho próprio, nem filhos. Isso representa um ganho enorme para o criador, que conseguirá tomar decisões mais seguras ainda na fase jovem do animal, com base em informações consistentes”.
O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, ressalta a importância do envolvimento dos criadores em todas as etapas do projeto. “Com a participação dos nossos associados, teremos disponíveis avaliações genômicas para todas as raças zebuínas, consolidando nossa pecuária seletiva como uma das mais desenvolvidas no mundo”.