ABCZ participa de apresentação do dossiê do Geoparque Uberaba na Câmara Municipal
Na última sexta-feira (16), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) participou da apresentação do dossiê do Aspirante Geoparque Uberaba, realizado na Câmara Municipal da cidade. O documento foi enviado ao Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de obter a chancela da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
A apresentação do dossiê marca uma das fases do processo de instalação do Geoparque Uberaba – um geoparque, ou parque geológico, é uma área protegida que tem como seu elemento principal o patrimônio geológico. No caso do projeto apresentado à Câmara, o Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, o patrimônio está dividido em três pilares que caracterizam o município mineiro: a terra dos dinossauros no Brasil, representada por Peirópolis, o local onde Chico Xavier viveu e atuou na consolidação do espiritismo internacional, e, claro, a capital mundial do Zebu, que tem a ABCZ como sua representante máxima.
Uma vez aprovado pela Unesco, o Geoparque Uberaba será o primeiro parque geológico deste tipo em Minas Gerais. Atualmente, a Unesco chancela 117 geoparques em todo o mundo – no Brasil, são 30 projetos em implantação, incluindo três já chancelados e quatro aspirantes (entre eles, o de Uberaba).
O evento contou com a presença do presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, bem como do membro efetivo do conselheiro fiscal da entidade, Luis Carlos Borges Ribeiro, que é professor e coordenador do projeto.
“A importância do Zebu, não só para Uberaba, mas para todo o Brasil e o mundo, já é conhecida internacionalmente, e cumprir mais uma etapa no processo de criação do nosso geoparque é motivo de grande satisfação. Para nós, faz parte da missão da ABCZ levar o Zebu para o mundo e garantir a sua presença no patrimônio de Uberaba, por todas as conquistas já realizadas na cidade e em todo o país, bem como aquelas que ainda comemoraremos no futuro”, avalia Rivaldo Jr.
O professor Luis Carlos enfatiza que, em 2023, Uberaba receberá a visita técnica de uma comissão da Unesco para a avaliação da unidade territorial do município. A previsão é que essa etapa seja cumprida até novembro.