ABCZ estreita relações com conselheiros estaduais
Os últimos dias de janeiro foram marcados pelo encontro realizado entre o presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Gabriel Garcia Cid, e os conselheiros consultivos de cada estado brasileiro. Durante as reuniões, que aconteceram de forma virtual, o presidente anunciou uma importante novidade: a partir de agora, os conselheiros passarão a participar das reuniões mensais da Diretoria da entidade.
O encontro com os conselheiros foi dividido acordo com as regiões do país. Pela manhã do dia 30 de janeiro, o presidente realizou duas reuniões virtuais – primeiro, com os conselheiros de Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais e, em seguida, com os representantes de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No período da tarde, foi a vez dos conselheiros dos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, por fim, as reuniões encerraram-se com o encontro dos conselheiros de Alagoas, Bahia e Sergipe.
Na terça-feira (31), novas reuniões foram promovidas com os restantes representantes. De manhã, Gabriel conversou com os conselheiros de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. À tarde, as reuniões foram feitas com os representantes dos estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Amapá, Pará e, por fim, Tocantins.
O principal objetivo dos encontros foi anunciar aos conselheiros que, a partir de fevereiro, eles farão parte das reuniões virtuais mensais da Diretoria da ABCZ, o que irá contribuir para uma troca de experiências mais completa e assertiva em prol do associado e do pecuarista brasileiro.
“Além das tradicionais reuniões mensais, queremos também que esses momentos sirvam para apresentar números referentes a cada região do país. Isso nos permitirá traçar um cenário específico para cada estado. Além disso, incentivamos os conselheiros estaduais a trazerem as demandas dos criadores de cada região para esses encontros, para que essas pautas possam ser discutidas entre a Diretoria, no sentido de se definirem soluções que realmente atendam às necessidades do criador”, comenta Gabriel Garcia Cid.
O presidente da ABCZ aponta, ainda, que a Diretoria estabeleceu a meta de realizar, pelo menos, uma visita anual a cada estado do país. Além disso, Gabriel explicou que serão feitas análises referentes a cada região e a cada raça zebuína. “Uma vez levantadas essas análises, elas serão também encaminhadas às associações das raças, que trabalham em sintonia com a ABCZ em benefício do produtor rural”, diz.
Os encontros contaram com a participação do gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, que apresentou um balanço das ações realizadas no contexto dos programas da associação. O conselheiro consultivo do estado do Rio de Janeiro, Felipe Carneiro Monteiro Picciani, participou presencialmente da primeira reunião.
“A participação do conselho consultivo vai trazer muita agilidade e quebrar paradigmas. A divisão de acordo com regiões vai facilitar muito a comunicação, levando em consideração o tamanho do nosso país e a quantidade de conselheiros. É um time de pessoas que tem muito talento e, certamente, terá muito a contribuir com uma participação mais dinâmica e objetiva”, avalia Felipe.
“Além disso, todos os associados e pecuaristas zebuínos poderão ver como a ABCZ vai ganhar agilidade e exercer uma participação mais efetiva no dia a dia”, finaliza o conselheiro.
Participações virtuais
Confira abaixo os depoimentos de alguns dos conselheiros que participaram de forma virtual dos primeiros encontros com a Diretoria da ABCZ:
Abelardo Lupion – Paraná
“A marca da transparência chegou à ABCZ. Pela primeira vez, nós teremos reuniões virtuais com todos os conselheiros estaduais.”
Leda Garcia – Mato Grosso do Sul
“Achei importantíssima a integração dos conselheiros junto à diretoria, encabeçada pelo presidente Gabriel, que, além de nos ouvir, também mostrou a importância da ABCZ e como podemos melhorar ainda mais, junto a todos os seus associados, em benefício da pecuária zebuína brasileira. Também tivemos a oportunidade de conhecer alguns conselheiros e rever outros já conhecidos e amigos. Foi muito bom!”
J. Kleber Calou Filho – Ceará
“A realização desta primeira rodada de reuniões entre todos nós conselheiros estaduais junto à Diretoria é a certeza de que a transparência, honestidade e o compromisso serão princípios norteadores para o sucesso desta gestão junto aos associados e a pecuária nacional.”
José Rubikinho – Tocantins
“Logo após a reunião dos conselheiros pensei como foi importante a nossa conversa, assim como a palestra do Ricardo Abreu, que nos atualizou com os números e informações importantíssimas da ABCZ. Este modelo de reunião ajudará imensamente a nova gestão porque está unindo a diretoria com os conselheiros, com os técnicos e com os criadores de cada estado. As demandas estaduais serão resolvidas muito mais rapidamente.”
Nilton Lins – Amazonas
“Uma gestão moderna, agregadora e democrática. Uma diretoria que integra todos os estados, absorvendo suas demandas e compreendendo as peculiaridades de cada região do Brasil. Estou muito orgulhoso em participar como conselheiro pelo estado do Amazonas.”
Marcelo Loureiro – Alagoas
“Sinto que a nova gestão da ABCZ está consolidando sua primeira promessa de campanha, que é estar próximo aos associados, escutando suas demandas. E, mais importante que isso, está disposta e decidida a executar as modificações necessárias.”
Marcelo Baptista – São Paulo
“As reuniões também nos ajudarão a orientar melhor nossas equipes. Estou muito feliz e satisfeito. Espero que em breve tenhamos outros encontros, mais eficazes, com uma agenda preparada. É muito importante o presidente abrir esse canal de comunicação com os conselheiros.”
Paulo Roberto Miranda – Paraíba
“Para nós, conselheiros consultivos de todo o país, foi uma oportunidade ímpar de sermos ouvidos por grupos de estados ou regiões, dentro de uma dinâmica de trabalho muito organizada e produtiva.”