88ª ExpoZebu: ABCZ, Fazu e Asocebu Peru estreitam relações e definem novas parcerias
Nesta segunda-feira (1°), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) firmaram dois novos convênios de cooperação técnica com a Asocebu Peru (Associação de Criadores de Zebu do Peru) durante a 88ª ExpoZebu, em evento realizado no Salão Internacional, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).
A assinatura do documento contou com a presença do Diretor de Relações Internacionais da ABCZ, Bento Abreu Sodré de Carvalho Mineiro, e o Superintendente Técnico da ABCZ e Conselheiro da Fundagri, Luiz Antonio Josahkian. Também participaram do momento o Coordenador do Curso de Zootecnia da Fazu, Rayner Barbieri, o Vice-Presidente da Fundagri, José Olavo Borges Mendes Júnior, e o Presidente da Asocebu Peru, Dicson Quijano.
Entre a ABCZ e a Asocebu Peru foi firmado um acordo visando o fornecimento de ferramentas para implementação e melhoria no serviço de registro genealógico de zebuínos.
Já o documento assinado com a Fazu tem como objetivo promover o intercâmbio entre as instituições, ofertando descontos nos cursos de graduação e pós-graduação da Fazu para estudantes e criadores de gado do Peru. A Fazu tem uma tradição de receber estudantes estrangeiros desde sua criação, em 1975, e, atualmente, cerca de 40% dos alunos do curso de Zootecnia são estrangeiros, principalmente, vindos da Bolívia.
O Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, destacou a importância da cooperação técnica para a pecuária brasileira e peruana. “Esta parceria é uma grande oportunidade para trocarmos experiências e conhecimentos, fortalecendo a produção pecuária em ambos os países”.
Para o Presidente da Asocebu, Dickson Quijano, a parceria com a ABCZ trará grandes benefícios para os criadores do Peru. “A ABCZ tem toda a institucionalidade para nos ajudar. Nós estamos muito agradecidos a todas as pessoas que se disponibilizaram para nos ajudar a fazer o convênio. É como o irmão mais velho que vai orientar os demais para fazer as coisas corretas, porque imagino que, em tantos anos que a ABCZ existe, já experimentaram todas as coisas até chegar na perfeição”.